Neste final de semana tive a oportunidade de conhecer a “nova casa” do Museu do Pontal, aqui no Rio de Janeiro. Este museu, em seu início, era um acervo pessoal de 45 anos de buscas e estudos do designer francês Jacques Van de Beuque que ao longo de sua vida foi adquirindo peças dos mais diversos artistas e artesãos do Brasil. Assim, atualmente o museu pode ser considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do nosso país.

A exposição encanta com tantas cores, formas, histórias e artistas em um só lugar. É como se pegassem o nosso Brasil, todas as suas épocas, todas as suas regiões, todas as suas manifestações culturais e colocasse em alguns metros quadrados. Lá conheci a verdadeira geringonça, ou seja, um boneco ou cenário que tem “engenhocas” que fazem todo o conjunto se mexer.

A entrada é gratuita, e existe a visita cantada, ou seja, mais que uma visita guiada, os arte-educadores cantam a exposição fixa.



Do lado de fora do museu há um lugar lindo onde podemos fazer picnic, além de que, se voce estiver muito cansado da exposição, pode descansar nas redes externas. Um lugar extremamente convidativo para um dia maravilhoso em familia ou com amigos.

E dessa vez, até eu saí na foto!
Até a próxima!
Descubra mais sobre Um Café por Favor
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
[…] que coisa interessante, na segunda-feira eu fiz um post História e arte brasileira: Museu do Pontal no Rio de Janeiro que é onde está a exposição das xilogravuras de J. Borges. Pensei em deixar par fazer um post […]
CurtirCurtir