Para quem enveredou pela carreira acadêmica, sabe que tão importante quanto o currículo vitae, tem que manter atualizado o seu currículo lattes. E o que é o currículo Lattes?
É uma plataforma do governo federal onde são inseridas todas as produções acadêmicas e profissionais do pesquisador. Seus artigos publicados, apresentações, teses e dissertações, enfim, tudo o que acontece com sua vida profissional.
E de onde vem esse nome – Lattes?

Vem de um dos maiores físicos da contemporaneidade, que embora não seja reconhecido como deveria, foi exemplo de brasileiro.
E hoje, dia 11/07/2024, comemora-se os 100 anos do nascimento de Cesare Mansueto Giulio Lattes, em Curitiba, Paraná.
Cesar Lattes se formou em Física pela Universidade de São Paulo – USP. Trabalhava no Laboratório H. H. Wills da Bristol University, na Inglaterra. O chefe do laboratório era o pesquisador Cecil Frank Powell.
Graças ao trabalho de Lattes, que foi o principal pesquisador na descoberta do méson-π (méson pi) e primeiro autor do artigo da Nature que comprovou a descoberta, Powell ganhou sozinho o premio Nobel de Física de 1950. Para mim essa foi uma das maiores injustiças cometidas contra nossos pesquisadores, guerreiros do terceiro mundo.
Lattes não foi apenas um físico brilhante. Ele era um pesquisador engajado no progresso da Ciência do Brasil, sendo um dos principais responsáveis pela criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), um das agencias de fomento à pesquisa mais importantes do nosso país.
Sua produção acadêmica foi intensa, mas apesar disso, e mesmo tendo sido convidado para trabalhar nos mais diversos laboratórios de Física do mundo, ele preferiu ficar aqui no Brasil, e lutar pela melhoria de nossas Universidades e formação de novos pesquisadores.

Uma pessoa brilhante e intensa, que deve ser lembrado não só em uma plataforma acadêmica, mas por todos nós pesquisadores que devemos muito a ele, nem que seja gratidão pela bolsa de pesquisa que ganhamos desde nossas iniciações científicas até nossos pós-doc.
Ave Cesar!
Descubra mais sobre Um Café por Favor
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.